PIONEIROS

John_Wesley_by_William_Hamilton.jpg
JOHN WESLEY

FUNDADOR DO METODISMO

 

(1703-1791). Principal líder do movimento metodista que impactou a Inglaterra e se tornou em pouco tempo a maior denominação cristã em solo americano. Combateu a escravidão, o trabalho infantil e promoveu reformas no sistema educacional e penitenciario na Inglaterra. 

BT-Roberts1.jpg
BENJAMIM TITUS ROBERTS

PRIMEIRO BISPO METODISTA LIVRE

 

(1823-1893). Defendeu a abolição dos escravos em seu primeiro discurso. Combateu arduamente à discriminação racial e social. Atuou também em defesa dos direitos das mulheres, apoiando o ministério feminino.

5adb34d3139d2.jpg
DANIEL NISHIZUMI

PIONEIRO NO BRASIL


(1990-1946). A Igreja Metodista Livre no Brasil iniciou por meio do missionário Massayoshi "Daniel" Nishizumi. Chegou ao Brasil em Setembro de 1928, com objetivo de evangelizar os japoneses e seus descendentes e também os brasileiros sem ascendência nipônica. 

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A Igreja Metodista Livre surgiu em 1860 como um movimento de Deus para alcançar e transformar o mundo fazendo discípulos e multiplicando líderes. Não pregamos apenas a salvação das almas, mas também a transformação dos indivíduos e da sociedade. Uma igreja focada na mensagem da cruz, na ressurreição e no Reino de Deus; Uma igreja com doutrina saudável, que integra fé e prática; Uma igreja com uma paixão santa, entregue aos propósitos de Deus; Uma igreja que se expande e se multiplica, cruzando todas as barreiras religiosas, étnicas ou nacionais; Uma igreja que reflete Jesus.

 

A Igreja Metodista Livre no Brasil iniciou por meio do missionário Massayoshi "Daniel" Nishizumi - japonês que nascera em Osaka, Japão em 1900 e que, em 1923, foi acolhido por uma família de missionários norte americanos - os Miliikan, que passaram a tratá-lo como filho, chamando-o de Daniel, o nome pelo qual passou a ser conhecido. Graças a esse convívio, converteu-se, batizou-se e formou-se no Seminário de Osaka em 1928. Posteriormente, lendo um artigo que falava sobre a emigração japonesa ao Brasil, sente-se tocado para seguir seus conterrâneos com o propósito de evangelizá-los. Encontrou apoio da família Milikan e de outros dois irmãos. Eles eram Wada, homem de negócios e oficial da igreja de 69 anos, e Shoh Koh Mita, jovem coreano de 17 anos. Wada e Mita partem um mês após Nishizumi, chegando ao Brasil em Setembro de 1928, com objetivo de proporcionarem sustento ao missionário com seu trabalho, enquanto Daniel se dedicava ao estudo da língua e fazia os primeiros contatos evangelísticos.

 

Desta maneira se plantou a semente que mais tarde germinaria em solo brasileiro e encontraria crescimento não somente entre os japoneses e seus descendentes até os dias atuais, mas também entre os brasileiros sem ascendência nipônica. O primeiro culto constituindo a Igreja Metodista Livre no Brasil foi realizado pelo Pr. Daniel Nishizumi, em São Paulo, no dia 1 de Novembro de 1936, na Rua Conde de Sarzedas, Bairro da Liberdade. Em 1946, com a vinda dos primeiros missionários americanos, Ms. Helen Voller, Ms. Lucile Damon, Dr. e Sra. Harold Hykman, e com o auxílio do Rev. José Emílio Emerenciano e Sra. Irene Emerenciano, provenientes da Igreja Holinnes, deu-se início a Igreja Metodista Livre entre os brasileiros.

 

Em 07 de setembro de 1946 foi iniciado o trabalho metodista livre na casa do Pr. Emerenciano, à Rua dos Jacintos, 43, Vila Mariana. Mais tarde, a Missão Metodista Livre comprou um terreno na Rua das Rosas, Mirandópolis, escolhido pelo Missionário Harold Ryckman e pelo Pr. Emerenciano, embora seja todo de Lucile Damon o crédito pela negociação para a aquisição dessa propriedade. O Rev. Harold Ryckman era um excelente construtor e, embora morasse no Paraguai supervisionou a construção do prédio de escritórios. Ele era o superintendente do trabalho missionário Metodista Livre na América do Sul, dividindo seu tempo entre o Brasil e o Paraguai. Terminada a construção, foi organizada oficialmente a primeira Igreja Metodista Livre entre os brasileiros. A partir de então, a Igreja Metodista Livre cresce muito, nas duas alas: japonesa e brasileira. Em 1947 ocorreu um grande avivamento espiritual entre pastores e leigos. Nas reuniões de oração as pessoas ficavam cheias do Espírito Santo, recebendo a inteira santificação. Em 1948 o trabalho é organizado como “Concílio Missionário Brasileiro”. Neste mesmo ano chega ao Brasil o casal de missionários James e Mary Junker. E o prédio em Mirandópolis é concluído e os cultos passam a ser realizados ali. Vários missionários americanos começam a chegar para auxiliar no trabalho de divulgação do evangelho no Brasil

 

Missão: A Igreja Metodista Livre é: Uma comunidade bíblica e saudável. Um povo santo. Multiplicadora de discípulos, líderes, grupos e igrejas.