Eusébio, História Eclesiástica · Livro X

Livro X, capítulos 5 a 9

As leis imperiais em favor dos cristãos, as doações às igrejas e a isenção do clero; a perfídia e a morte de Licínio; a vitória de Constantino e as bênçãos da paz.

Capítulo V. Cópias de leis imperiais

1. Acrescentemos, por fim, as traduções, feitas da língua romana, dos decretos imperiais de Constantino e de Licínio.

Cópia de decretos imperiais traduzidos da língua romana.

2. “Percebendo há muito tempo que a liberdade religiosa não deve ser negada, mas que se deve conceder ao juízo e ao desejo de cada pessoa que cumpra seus deveres religiosos segundo a própria escolha, tínhamos dado ordens para que todos, tanto os cristãos como os demais, conservassem a fé da sua própria seita e religião.

3. Mas, como naquele rescrito, no qual tal liberdade lhes foi concedida, pareciam claramente acrescentadas muitas e variadas condições, alguns deles, talvez, logo depois se afastaram dessa observância.

4. Quando eu, Constantino Augusto, e eu, Licínio Augusto, viemos sob auspícios favoráveis a Milão e tomamos em consideração tudo o que dizia respeito ao bem comum e à prosperidade, resolvemos, entre outras coisas, ou melhor, antes de tudo, baixar os decretos que nos pareceram proveitosos a todos em muitos aspectos, a saber, os que haveriam de preservar a reverência e a piedade para com a divindade. Resolvemos, isto é, conceder tanto aos cristãos como a todos os homens a liberdade de seguir a religião que escolherem, para que qualquer divindade celeste que exista seja propícia a nós e a todos os que vivem sob o nosso governo.

5. Determinamos, portanto, com propósito sadio e reto, que a ninguém se negue a liberdade de escolher e seguir as observâncias religiosas dos cristãos, mas que a cada um se dê a liberdade de dedicar a mente à religião que julgar adequada a si, a fim de que a Divindade nos mostre em todas as coisas o seu costumado cuidado e favor.

6. Convinha que escrevêssemos que esta é a nossa vontade: que, deixadas inteiramente de lado as condições contidas em nossa carta anterior acerca dos cristãos, enviada à tua devoção, seja anulado tudo o que parecia muito severo e alheio à nossa brandura, e que agora todo aquele que tiver o mesmo desejo de observar a religião dos cristãos possa fazê-lo sem ser molestado.

7. Resolvemos comunicar isto com toda a plenitude ao teu cuidado, para que saibas que concedemos a esses mesmos cristãos liberdade e plena licença para observar a sua própria religião.

8. Visto que isto lhes foi concedido livremente por nós, a tua devoção percebe que também a outros que queiram seguir as suas próprias observâncias religiosas se concede a liberdade, pois está claramente de acordo com a tranquilidade dos nossos tempos que cada um tenha a liberdade de escolher e adorar a divindade que lhe aprouver. Isto foi feito por nós para que não pareçamos de modo algum discriminar nenhuma condição ou religião.

9. E decretamos ainda, a respeito dos cristãos, que os seus lugares, nos quais costumavam antes se reunir, e acerca dos quais se deu uma ordem diferente na carta anterior enviada à tua devoção, se constar que alguém os comprou, seja do nosso tesouro, seja de qualquer outra pessoa, sejam restituídos aos referidos cristãos, sem que se exija dinheiro nem qualquer outro equivalente, sem demora nem hesitação.

10. Se alguém por acaso recebeu os referidos lugares como presente, restitua-os o mais depressa possível a esses mesmos cristãos, ficando entendido que, se os que compraram esses lugares, ou os que os receberam como presente, pedirem algo à nossa liberalidade, poderão dirigir-se ao juiz do distrito, para que a nossa clemência providencie em favor deles. Todas essas coisas devem ser entregues à sociedade dos cristãos por teu cuidado, imediatamente e sem demora alguma.

11. E, como se sabe que os referidos cristãos possuíam não só os lugares em que costumavam reunir-se, mas também outros lugares, pertencentes não a indivíduos dentre eles, mas à sociedade como um todo, isto é, à sociedade dos cristãos, ordenarás que todos esses, em virtude da lei que acima declaramos, sejam restituídos sem hesitação alguma a esses mesmos cristãos, isto é, à sua sociedade e congregação, observando-se, naturalmente, a disposição acima mencionada: que os que os restituírem sem receber preço, como já dissemos, possam esperar indenização da nossa liberalidade.

12. Em todas essas coisas, em proveito da referida sociedade dos cristãos, deves empregar a máxima diligência, para que a nossa ordem se cumpra prontamente e para que também nisto, pela nossa clemência, se providencie a tranquilidade comum e pública.

13. Pois, por este meio, como já dissemos, o favor divino para conosco, que já experimentamos em muitos assuntos, continuará seguro por todo o tempo.

14. E, para que os termos desta nossa benévola ordenança sejam conhecidos de todos, espera-se que isto que escrevemos seja publicado por ti em toda parte e levado ao conhecimento de todos, a fim de que esta nossa benévola ordenança não permaneça desconhecida de ninguém.”

Cópia de outro decreto imperial que eles baixaram, indicando que a concessão foi feita somente à Igreja católica.

15. “Saudações a ti, nosso estimadíssimo Anulino. É costume da nossa benevolência, estimadíssimo Anulino, querer que as coisas que por direito pertencem a outrem não só sejam deixadas em paz, mas também restituídas.

16. Por isso é nossa vontade que, quando receberes esta carta, se algumas dessas coisas pertenciam à Igreja católica dos cristãos, em qualquer cidade ou outro lugar, mas estão agora em poder de cidadãos ou de quaisquer outros, faças que sejam restituídas imediatamente às referidas igrejas. Pois já determinamos que as coisas que essas mesmas igrejas antes possuíam lhes sejam restituídas.

17. Visto, pois, que a tua devoção percebe que esta nossa ordem é muito explícita, apressa-te a restituir-lhes, o mais depressa possível, tudo o que antes pertencia às referidas igrejas, sejam jardins, sejam edifícios, seja o que for, para que saibamos que obedeceste a este nosso decreto com todo o cuidado. Passa bem, nosso estimadíssimo e amado Anulino.”

Cópia de uma epístola em que o imperador ordena que se realize em Roma um sínodo de bispos em favor da unidade e da concórdia das igrejas.

18. “Constantino Augusto a Milcíades, bispo de Roma, e a Marcos. Muitas comunicações desse tipo me foram enviadas por Anulino, o ilustríssimo procônsul da África, nas quais se diz que Ceciliano, bispo da cidade de Cartago, foi acusado por alguns dos seus colegas na África em muitos assuntos. E parece-me coisa muito grave que, naquelas províncias que a divina Providência livremente confiou à minha devoção, e nas quais há uma grande população, a multidão se encontre seguindo o caminho pior e dividindo-se, por assim dizer, em dois partidos, e que os bispos estejam em desacordo.

19. Por isso pareceu-me bem que o próprio Ceciliano, com dez dos bispos que parecem acusá-lo e com outros dez que ele considere necessários para a sua defesa, navegue para Roma, a fim de que ali, na presença de vocês e de Retício, Materno e Marino, colegas de vocês, a quem ordenei que se apressassem a ir a Roma para esse fim, ele seja ouvido, como vocês entenderem estar de acordo com a santíssima lei.

20. Mas, para que vocês possam ter o mais perfeito conhecimento de todas essas coisas, juntei à minha carta cópias dos documentos que Anulino me enviou e as enviei aos referidos colegas de vocês. Quando a firmeza de vocês as tiver lido, considerarão de que modo a causa mencionada pode ser investigada com a máxima exatidão e decidida com justiça. Pois não escapa à diligência de vocês que tenho tal reverência pela legítima Igreja católica que não desejo que deixem cisma ou divisão em lugar algum. Que a divindade do grande Deus os guarde, honradíssimos senhores, por muitos anos.”

Cópia de uma epístola em que o imperador ordena que se realize outro sínodo, com o fim de remover todas as dissensões entre os bispos.

21. “Constantino Augusto a Cresto, bispo de Siracusa. Quando alguns começaram, de modo maldoso e perverso, a discordar entre si a respeito do santo culto, do poder celeste e da doutrina católica, desejando pôr fim a tais disputas entre eles, ordenei anteriormente que alguns bispos fossem enviados da Gália e que as partes contrárias, que contendiam persistente e incessantemente umas com as outras, fossem convocadas da África, para que, na presença deles e na presença do bispo de Roma, a questão que parecia causar a perturbação fosse examinada e decidida com todo o cuidado.

22. Mas, como acontece, alguns, esquecidos tanto da própria salvação como da reverência devida à santíssima religião, ainda não põem fim às hostilidades, não querem conformar-se ao juízo já proferido e afirmam que os que expressaram as suas opiniões e decisões eram poucos, ou que foram apressados e precipitados demais ao julgar, antes de terem sido examinadas todas as coisas que deveriam ter sido investigadas com exatidão. Por causa de tudo isso, sucedeu que justamente aqueles que deveriam manter entre si relações fraternas e harmoniosas estão vergonhosamente, ou antes, abominavelmente divididos, e dão ocasião de zombaria àqueles homens cujas almas são alheias a esta santíssima religião. Por isso pareceu-me necessário providenciar que esta dissensão, que deveria ter cessado depois do juízo já proferido, por acordo voluntário deles mesmos, seja agora, se possível, encerrada pela presença de muitos.

23. Visto, pois, que ordenamos que vários bispos, de muitíssimos lugares diferentes, se reúnam na cidade de Arles antes das calendas de agosto, julgamos conveniente escrever também a ti, para que obtenhas do ilustríssimo Latroniano, corretor da Sicília, um veículo público, leves contigo dois outros da segunda ordem, que tu mesmo escolherás, juntamente com três servos que os sirvam no caminho, e te dirijas ao lugar mencionado antes do dia marcado. Assim, pela tua firmeza e pela sábia unanimidade e harmonia dos demais presentes, esta disputa, que vergonhosamente continuou até o presente em consequência de certas contendas indecorosas, depois de ouvido tudo o que têm a dizer os que agora estão em desacordo uns com os outros, e a quem igualmente ordenamos que estejam presentes, poderá ser resolvida de acordo com a fé devida, e a harmonia fraterna, ainda que pouco a pouco, poderá ser restaurada.

24. Que o Deus Todo-Poderoso te conserve com saúde por muitos anos.”

Capítulo VI. Cópia de uma epístola imperial em que se concede dinheiro às igrejas

1. “Constantino Augusto a Ceciliano, bispo de Cartago. Visto que é da nossa vontade que se conceda algo, em todas as províncias da África, da Numídia e da Mauritânia, a certos ministros da legítima e santíssima religião católica, para custear as suas despesas, escrevi a Urso, o ilustre ministro das finanças da África, e o instruí a providenciar o pagamento de três mil fólis à tua firmeza.

2. Tu, pois, quando tiveres recebido a quantia acima, ordena que seja distribuída entre todos os mencionados acima, segundo a relação que te foi enviada por Ósio.

3. Mas, se achares que falta algo para o cumprimento deste meu propósito em relação a todos eles, pede sem hesitação a Heraclides, nosso tesoureiro, tudo o que achares necessário. Pois ordenei a ele, quando estava presente, que, se a tua firmeza lhe pedisse algum dinheiro, cuidasse de que fosse pago sem demora.

4. E, visto que soube que alguns homens de espírito instável desejam desviar o povo da santíssima Igreja católica por certo método de vergonhosa corrupção, fica sabendo que dei ordem a Anulino, o procônsul, e também a Patrício, vigário dos prefeitos, quando estavam presentes, para que dessem a devida atenção não só a outros assuntos, mas também, e acima de tudo, a este, e não deixassem passar tal coisa quando acontecesse. Por isso, se vires alguns desses homens persistindo nessa loucura, vai sem demora aos juízes mencionados e relata-lhes o caso, para que os corrijam como lhes ordenei quando estavam presentes. Que a divindade do grande Deus te guarde por muitos anos.”

Capítulo VII. A isenção do clero

Cópia de uma epístola em que o imperador ordena que os dirigentes das igrejas sejam isentos de todos os encargos políticos.

1. “Saudações a ti, nosso estimadíssimo Anulino. Por muitas circunstâncias se evidencia que, quando se despreza aquela religião na qual se conserva a principal reverência ao santíssimo Poder celeste, grandes perigos sobrevêm aos negócios públicos, mas que, quando legalmente adotada e observada, ela proporciona, pela beneficência divina, a mais assinalada prosperidade ao nome romano e notável felicidade a todos os negócios humanos. Por isso pareceu-me bem, estimadíssimo Anulino, que os homens que prestam os seus serviços ao culto da religião divina, com a devida santidade e com constante observância desta lei, recebam recompensa pelos seus trabalhos.

2. Por isso é minha vontade que aqueles que, dentro da província a ti confiada, na Igreja católica que Ceciliano preside, prestam os seus serviços a esta santa religião, e que são comumente chamados clérigos, sejam inteiramente isentos de todos os encargos públicos, para que não sejam afastados, por algum erro ou negligência sacrílega, do serviço devido à Divindade, mas possam dedicar-se sem nenhum impedimento à sua própria lei. Pois parece que, quando eles demonstram a maior reverência à Divindade, os maiores benefícios advêm ao Estado. Passa bem, nosso estimadíssimo e amado Anulino.”

Capítulo VIII. A perversidade posterior de Licínio e a sua morte

1. Tais bênçãos nos concedeu a graça divina e celeste pelo aparecimento de nosso Salvador, e tal foi a abundância de benefícios que reinou entre todos os homens em consequência da paz de que gozávamos. E assim os nossos assuntos foram coroados de regozijos e festividades.

2. Mas a inveja maligna e o demônio que ama o mal não conseguiram suportar a visão dessas coisas. Além disso, os acontecimentos que sobrevieram aos tiranos que já mencionamos não bastaram para trazer Licínio ao juízo sadio.

3. Pois este, embora o seu governo fosse próspero, fosse honrado com a segunda posição depois do grande imperador Constantino e estivesse ligado a ele pelos laços mais estreitos de parentesco por casamento, abandonou a imitação das boas obras e imitou a perversidade dos tiranos ímpios cujo fim vira com os próprios olhos, preferindo seguir os princípios deles a continuar em relações de amizade com aquele que era melhor do que eles. Invejoso do benfeitor comum, moveu contra ele uma guerra ímpia e terribilíssima, sem respeitar nem as leis da natureza, nem os tratados, nem o sangue, e sem fazer caso das alianças.

4. Pois Constantino, como imperador de toda a bondade, dando-lhe provas de verdadeiro favor, não recusou aliar-se a ele, nem lhe recusou o ilustre casamento com a sua irmã, mas honrou-o fazendo-o participante da nobreza dos antepassados e do antigo sangue imperial. Concedeu-lhe o direito de partilhar o domínio sobre todos, como cunhado e co-regente, e conferiu-lhe o governo e a administração de uma parte das províncias romanas não menor do que a que ele mesmo possuía.

5. Licínio, ao contrário, seguiu um caminho diretamente oposto a este, tramando diariamente toda sorte de conspirações contra o seu superior e maquinando toda espécie de malefícios, para retribuir com males ao seu benfeitor. A princípio tentou ocultar os seus preparativos, fingiu ser amigo e praticou com frequência a fraude e o engano, na esperança de alcançar facilmente o fim desejado.

6. Mas Deus era o amigo, o protetor e o guardião de Constantino e, trazendo à luz as conspirações tramadas em segredo e nas trevas, frustrou-as. Tanta virtude possui a grande armadura da piedade para repelir os inimigos e para preservar a nossa própria segurança. Protegido por ela, o nosso imperador, tão favorecido por Deus, escapou às inúmeras conspirações daquele homem abominável.

7. Mas, quando Licínio percebeu que os seus preparativos secretos de modo algum avançavam segundo o seu intento (pois Deus revelava ao imperador favorecido por Deus toda conspiração e perversidade), não podendo mais se ocultar, empreendeu uma guerra aberta.

8. E, ao mesmo tempo que resolveu fazer guerra contra Constantino, passou também a travar combate contra o Deus do universo, a quem sabia que Constantino adorava, e começou, a princípio de modo brando e discreto, a atacar os seus súditos piedosos, que nunca haviam causado nenhum mal ao seu governo. Fez isso sob a compulsão da sua perversidade inata, que o lançou numa terrível cegueira.

9. Não manteve, portanto, diante dos olhos a lembrança daqueles que haviam perseguido os cristãos antes dele, nem daqueles de quem ele mesmo fora constituído destruidor e executor por causa das impiedades que haviam cometido. Afastando-se do juízo sadio, tomado, numa palavra, de insanidade, resolveu guerrear contra o próprio Deus, como aliado de Constantino, em vez de contra aquele que era assistido por ele.

10. Em primeiro lugar, expulsou da sua casa todo cristão, privando-se assim, o miserável, das orações que eles ofereciam a Deus em seu favor, as quais, segundo o ensino de seus pais, costumam oferecer por todos os homens. Depois ordenou que os soldados nas cidades fossem dispensados e despojados do seu posto, a não ser que escolhessem sacrificar aos demônios. E, no entanto, estas eram coisas pequenas quando comparadas com as maiores que se seguiram.

11. Por que é necessário relatar minuciosamente e em pormenor tudo o que foi feito pelo inimigo de Deus, e contar como esse homem tão sem lei inventou leis ilegais? Baixou uma ordenança para que ninguém exercesse humanidade para com os que sofriam na prisão, dando-lhes alimento, e para que ninguém mostrasse misericórdia aos que pereciam de fome nas cadeias; para que ninguém, de modo algum, fosse bondoso nem praticasse qualquer boa ação, ainda que movido pela própria Natureza a compadecer-se do próximo. E esta era, de fato, uma lei abertamente vergonhosa e crudelíssima, calculada para expulsar toda bondade natural. Além disso, decretou-se também, como castigo, que os que mostrassem compaixão sofressem o mesmo que aqueles de quem se compadeciam, e que os que socorressem bondosamente os que sofriam fossem lançados em cadeias e na prisão e suportassem o mesmo castigo que os sofredores. Tais foram os decretos de Licínio.

12. Por que contaríamos as suas inovações a respeito do casamento ou a respeito dos moribundos, inovações pelas quais ousou anular as antigas leis dos romanos, que tinham sido bem e sabiamente formuladas, e introduzir certas leis bárbaras e cruéis, verdadeiramente ilegais e sem lei? Inventou, em detrimento das províncias que lhe estavam sujeitas, inúmeras acusações judiciais e toda sorte de métodos de extorquir ouro e prata, novas medições de terras e exações danosas sobre homens do campo que já não viviam, mas estavam mortos havia muito tempo.

13. Por que é necessário falar longamente dos banimentos que, além dessas coisas, esse inimigo da humanidade infligiu aos que não tinham cometido mal algum, dos desterros de homens de nobre nascimento e alta reputação, cujas jovens esposas ele lhes arrebatava e entregava a certos sujeitos mais vis do seu séquito, para serem vergonhosamente ultrajadas por eles, e das muitas mulheres casadas e virgens com quem saciou as suas paixões, embora estivesse em idade avançada? Por que, digo, é necessário falar longamente dessas coisas, quando a excessiva perversidade dos seus últimos atos faz os primeiros parecerem pequenos e sem importância?

14. Pois, por fim, chegou a tal grau de loucura que atacou os bispos, supondo que eles, como servos do Deus que está acima de tudo, seriam hostis às suas medidas. Ainda não procedeu contra eles abertamente, por medo do seu superior, mas, como antes, de modo secreto e astuto, valendo-se da traição dos governadores para a destruição dos mais ilustres dentre eles. E o modo como foram assassinados foi estranho, tal como nunca antes se ouvira.

15. Os atos que praticou em Amaseia e nas outras cidades do Ponto ultrapassaram todo excesso de crueldade. Algumas das igrejas de Deus foram de novo arrasadas até o chão, outras foram fechadas, de modo que nenhum dos que costumavam frequentá-las podia entrar nelas e prestar o culto devido a Deus.

16. Pois a sua má consciência o levava a supor que não se ofereciam orações em seu favor; estava persuadido de que fazíamos tudo no interesse do imperador amado de Deus e de que suplicávamos a Deus por ele. Por isso apressou-se a voltar a sua fúria contra nós.

17. Então, aqueles dentre os governadores que queriam bajulá-lo, percebendo que, fazendo tais coisas, agradavam ao tirano ímpio, fizeram alguns dos bispos sofrer as penas costumeiramente infligidas aos criminosos, e levaram e castigaram como assassinos, sem pretexto algum, os que não tinham cometido mal algum. Alguns suportaram então uma nova forma de morte: tiveram o corpo cortado em muitos pedaços à espada e, depois desse espetáculo selvagem e horribilíssimo, foram lançados às profundezas do mar como alimento para os peixes.

18. Então os adoradores de Deus fugiram de novo, e os campos e desertos, as florestas e os montes acolheram outra vez os servos de Cristo. E, tendo o tirano ímpio obtido êxito nessas medidas, planejou por fim renovar a perseguição contra todos.

19. E teria alcançado o seu intento, e nada o teria impedido na obra, se Deus, o defensor da vida do seu próprio povo, não se tivesse antecipado com toda a rapidez ao que estava para acontecer, fazendo brilhar uma grande luz como no meio de uma noite escura e sombria, e suscitando um libertador para todos, conduzindo àquelas regiões, com braço erguido, o seu servo Constantino.

Capítulo IX. A vitória de Constantino e as bênçãos que, sob ele, couberam aos súditos do Império Romano

1. A ele, portanto, Deus concedeu, lá do alto do céu, o merecido fruto da piedade, os troféus da vitória sobre os ímpios, e lançou o culpado, com todos os seus conselheiros e amigos, prostrado aos pés de Constantino.

2. Pois, quando Licínio levou a sua loucura ao último extremo, o imperador, amigo de Deus, julgando que não devia mais ser tolerado, agindo com base em juízo sadio e misturando os princípios firmes da justiça com a humanidade, resolveu de bom grado vir em proteção dos que eram oprimidos pelo tirano e empreendeu, tirando do caminho uns poucos destruidores, salvar a maior parte do gênero humano.

3. Pois, quando antes exercera somente a humanidade e mostrara misericórdia àquele que não era digno de compaixão, nada se conseguira, porque Licínio não renunciou à sua perversidade, mas antes aumentou a sua fúria contra os povos que lhe estavam sujeitos, e aos aflitos não restava esperança alguma de salvação, oprimidos como estavam por uma fera selvagem.

4. Por isso o protetor dos virtuosos, misturando o ódio ao mal com o amor ao bem, saiu com o seu filho Crispo, príncipe beneficentíssimo, e estendeu a mão direita salvadora a todos os que pereciam. Ambos, pai e filho, sob a proteção, por assim dizer, de Deus, o Rei do universo, tendo o Filho de Deus, o Salvador de todos, como seu guia e aliado, dispuseram as suas forças por todos os lados contra os inimigos da Divindade e alcançaram uma vitória fácil, pois Deus os fez prosperar na batalha em todos os aspectos, segundo o seu desejo.

5. Assim, de repente, e mais depressa do que se pode contar, os que ontem e anteontem respiravam morte e ameaças já não existiam, e nem os seus nomes eram lembrados; as suas inscrições e as suas honras sofreram a merecida desonra. E as coisas que Licínio vira com os próprios olhos sobrevir aos antigos tiranos ímpios, ele mesmo igualmente as sofreu, porque não recebeu instrução nem aprendeu sabedoria com os castigos dos seus vizinhos, mas seguiu o mesmo caminho de impiedade que eles tinham trilhado e foi com justiça precipitado no mesmo abismo. Assim jazia prostrado.

6. Mas Constantino, o vencedor poderosíssimo, adornado de toda virtude da piedade, juntamente com o seu filho Crispo, príncipe amadíssimo de Deus e em tudo semelhante ao pai, recuperou o Oriente, que lhes pertencia; e formaram um único Império Romano unido, como antigamente, trazendo sob o seu pacífico domínio o mundo inteiro, desde o nascer do sol até a região oposta, tanto ao norte como ao sul, até os confins do dia que declina.

7. Foi, portanto, tirado dos homens todo o medo daqueles que antes os afligiam, e eles celebraram dias esplêndidos e festivos. Tudo se encheu de luz, e os que antes andavam abatidos olhavam uns para os outros com rostos sorridentes e olhos radiantes. Com danças e hinos, na cidade e no campo, glorificavam antes de tudo a Deus, o Rei do universo, porque assim tinham sido ensinados, e depois o piedoso imperador com os seus filhos amados de Deus.

8. Havia esquecimento dos males passados e olvido de todo ato de impiedade; havia gozo dos benefícios presentes e expectativa dos que ainda estavam por vir. Éditos cheios de clemência e leis que traziam sinais de benevolência e de verdadeira piedade foram promulgados em toda parte pelo imperador vitorioso.

9. Assim, depois de expurgada toda tirania, o império que lhes pertencia foi conservado firme e sem rival somente para Constantino e seus filhos. E, tendo eles apagado a impiedade dos seus predecessores, reconhecendo os benefícios que Deus lhes concedera, mostraram o seu amor à virtude e o seu amor a Deus, a sua piedade e a sua gratidão para com a Divindade, pelas obras que realizaram à vista de todos os homens.

Fim, com a ajuda de Deus, do Décimo Livro da História Eclesiástica de Eusébio Pânfilo.

Tradução para o português a partir da versão inglesa de Arthur Cushman McGiffert (Nicene and Post-Nicene Fathers, 2ª série, vol. 1, Nova York, 1890), conferida com as imagens das páginas; domínio público. O original é grego: esta é, portanto, tradução de tradução. As notas de McGiffert, de comentário erudito, foram omitidas; os números de seção são os da edição dele. As citações bíblicas seguem a Nova Almeida Atualizada (NAA) quando Eusébio cita o texto bíblico tal como o conhecemos; quando cita pela Septuaginta ou de memória, segue-se a redação dele. Tradução realizada com auxílio de inteligência artificial, sob orientação, revisão e responsabilidade editorial do Bispo José Ildo Swartele de Mello.