Eusébio, História Eclesiástica · Livro IV
O martírio e as obras de Justino; os bispos de Roma, Alexandria e Antioquia; Hegesipo; Dionísio de Corinto e as suas cartas; Teófilo, Melitão, Apolinário e outros escritores; Taciano e Bardesanes.
1. Por esse tempo, Justino, de quem falamos um pouco acima, depois de dirigir aos governantes já mencionados uma segunda obra em defesa de nossas doutrinas, foi coroado com o martírio divino, em consequência de uma trama urdida contra ele por Crescente, filósofo que imitava a vida e os costumes dos cínicos, cujo nome levava. Depois de o ter refutado muitas vezes em debates públicos, Justino conquistou pelo martírio o prêmio da vitória, morrendo em favor da verdade que pregava.
2. E ele mesmo, homem doutíssimo na verdade, na Apologia já mencionada, prediz claramente como isso estava para lhe acontecer, embora ainda não tivesse ocorrido.
3. Suas palavras são estas: “Também eu, portanto, espero ser vítima de uma trama e ser posto no tronco por algum daqueles que nomeei, ou talvez por Crescente, esse homem sem filosofia e cheio de vanglória. Pois não é digno de ser chamado filósofo quem testemunha publicamente contra aqueles a respeito dos quais nada sabe, declarando, para cativar e agradar à multidão, que os cristãos são ateus e ímpios.
4. Fazendo isso, ele erra gravemente. Porque, se nos ataca sem ter lido os ensinos de Cristo, é inteiramente depravado e muito pior que os ignorantes, que muitas vezes se guardam de discutir e de dar falso testemunho sobre assuntos que não entendem. E, se os leu e não compreende a majestade que neles há, ou, compreendendo-a, faz essas coisas para não ser suspeito de ser adepto, é muito mais vil e totalmente depravado, escravo do aplauso vulgar e de um medo irracional.
5. Pois quero que saibais que, quando lhe propus certas perguntas desse tipo e o interroguei sobre elas, aprendi e provei que ele de fato nada sabe. E, para mostrar que digo a verdade, estou pronto, se esses debates não vos foram relatados, a discutir de novo as questões em vossa presença. E isso, sem dúvida, seria um ato digno de um imperador.
6. Mas, se minhas perguntas e as respostas dele vos foram dadas a conhecer, é evidente para vós que ele nada sabe de nossas coisas; ou, se sabe, mas não ousa falar por causa dos que o ouvem, mostra ser, como já disse, não um filósofo, mas um homem cheio de vanglória, que nem sequer respeita aquele admirabilíssimo dito de Sócrates.” Essas são as palavras de Justino.
7. E que ele encontrou a morte, como havia predito, em consequência das maquinações de Crescente, afirma-o Taciano, homem que no começo da vida ensinou as ciências dos gregos e alcançou nelas não pouca fama, e que deixou em seus escritos muitíssimos monumentos de si mesmo. Ele registra esse fato em sua obra contra os gregos, onde escreve assim: “E o admirabilíssimo Justino declarou com verdade que as pessoas mencionadas eram semelhantes a salteadores.”
8. Depois, tendo feito algumas observações sobre os filósofos, continua assim: “Crescente, que fez o seu ninho na grande cidade, superou a todos em sua luxúria contra a natureza e era inteiramente devotado ao amor do dinheiro.
9. E aquele que ensinava que se devia desprezar a morte tinha tanto medo dela que procurou infligir a morte a Justino, como se fosse um grande mal, porque este, ao pregar a verdade, havia provado que os filósofos eram glutões e impostores.” E tal foi a causa do martírio de Justino.
1. O mesmo homem, antes de seu combate, menciona em sua primeira Apologia outros que sofreram o martírio antes dele, e registra com muita propriedade os seguintes acontecimentos.
2. Escreve assim: “Certa mulher vivia com um marido dissoluto, sendo ela mesma, antes, do mesmo caráter. Mas, quando chegou ao conhecimento dos ensinos de Cristo, tornou-se temperante e procurou persuadir também o marido a ser temperante, repetindo-lhe os ensinos e anunciando o castigo no fogo eterno que virá sobre os que não vivem com temperança e de acordo com a reta razão.
3. Ele, porém, continuando nos mesmos excessos, afastou de si a esposa com sua conduta. Pois ela, por fim, julgando errado viver como esposa com um homem que, contra a lei da natureza e o direito, buscava todos os meios possíveis de prazer, quis divorciar-se dele.
4. E, sendo instada com insistência por seus amigos, que a aconselhavam a permanecer ainda com ele, na esperança de que o marido algum dia desse sinais de emenda, ela se fez violência e ficou.
5. Mas, quando o marido foi para Alexandria e se dizia que lá se comportava ainda pior, ela, para não se tornar participante de sua iniquidade e impiedade continuando no matrimônio e partilhando de sua mesa e de seu leito, deu-lhe o que chamamos carta de divórcio e o deixou.
6. Mas o seu nobre e excelente marido, em vez de se alegrar, como devia, por ela ter abandonado as ações que antes cometia temerariamente com os servos e os assalariados, quando se deleitava na embriaguez e em todo vício, e por desejar que ele também as abandonasse, quando ela o deixou contra a vontade dele, apresentou uma acusação contra ela, declarando que era cristã.
7. E ela te pediu, ó imperador, que lhe fosse permitido primeiro pôr em ordem os seus negócios e depois, uma vez acertados os negócios, defender-se da acusação. E isso tu concedeste.
8. Mas aquele que antes fora seu marido, não podendo mais processá-la, voltou seus ataques contra um certo Ptolomeu, que havia sido seu mestre nas doutrinas do cristianismo e a quem Urbício havia punido. Contra ele procedeu da seguinte maneira:
9. “Persuadiu um centurião, seu amigo, a lançar Ptolomeu na prisão e a prendê-lo e perguntar-lhe só isto: se era cristão. E, quando Ptolomeu, que era amante da verdade e não de índole enganosa e falsa, confessou que era cristão, o centurião o pôs em cadeias e o castigou por longo tempo na prisão.
10. Por fim, quando o homem foi levado à presença de Urbício, também lhe perguntaram só isto: se era cristão. E de novo, consciente dos benefícios que desfrutava pelo ensino de Cristo, confessou a sua escola de virtude divina.
11. Pois quem nega que é cristão ou nega porque despreza o cristianismo, ou evita a confissão porque tem consciência de ser indigno dele e estranho a ele; e nenhuma dessas coisas acontece com o verdadeiro cristão.
12. E, quando Urbício mandou que fosse levado ao suplício, um certo Lúcio, que também era cristão, vendo que se proferia uma sentença tão injusta, disse a Urbício: ‘Por que puniste este homem, que não é adúltero, nem fornicador, nem homicida, nem ladrão, nem salteador, nem foi condenado por crime algum, mas confessou que leva o nome de cristão? Tu não julgas, ó Urbício, de modo digno do imperador Pio, nem do filho filósofo de César, nem do sagrado senado.’
13. E, sem dar nenhuma outra resposta, ele disse a Lúcio: ‘Também tu me pareces ser um desses.’ E, quando Lúcio disse: ‘Certamente’, mandou de novo que também ele fosse levado ao suplício. Mas ele lhe deu graças, pois ficava livre, acrescentou, de tão maus governantes e ia para junto do bom Pai e Rei, Deus. E ainda um terceiro, tendo se apresentado, foi condenado ao castigo.”
14. A isso Justino acrescenta, de modo oportuno e coerente, as palavras que citamos acima, dizendo: “Também eu, portanto, espero ser vítima de uma trama por parte de algum daqueles que nomeei” etc.
1. Esse escritor nos deixou muitíssimos monumentos de uma mente instruída e exercitada nas coisas divinas, repletos de toda espécie de matéria proveitosa. A eles remeteremos os estudiosos, indicando, à medida que avançamos, os que chegaram ao nosso conhecimento.
2. Há um discurso dele em defesa de nossa doutrina dirigido a Antonino, cognominado o Pio, a seus filhos e ao senado romano. Outra obra contém a sua segunda Apologia em favor de nossa fé, que ele ofereceu ao sucessor do imperador mencionado, que trazia o mesmo nome, Antonino Vero, aquele cujos tempos estamos agora registrando.
3. Há também outra obra contra os gregos, na qual discorre longamente sobre a maior parte das questões em disputa entre nós e os filósofos gregos e discute a natureza dos demônios. Não é necessário que eu acrescente aqui nada disso.
4. E ainda outra obra sua contra os gregos chegou até nós, à qual deu o título de Refutação. Além dessas, outra, Sobre a soberania de Deus, que ele estabelece não só a partir das nossas Escrituras, mas também dos livros dos gregos.
5. Além disso, uma obra intitulada Psaltes e outra dissertação, Sobre a alma, na qual, depois de propor diversas questões acerca do problema em discussão, expõe as opiniões dos filósofos gregos, prometendo refutá-las e apresentar o seu próprio parecer em outra obra.
6. Compôs também um diálogo contra os judeus, que manteve na cidade de Éfeso com Trifão, homem muito distinto entre os hebreus daquele tempo. Nele mostra como a graça divina o impeliu à doutrina da fé, com que empenho se dedicara antes aos estudos filosóficos e quão ardente busca fizera da verdade.
7. E registra a respeito dos judeus, na mesma obra, que eles tramavam contra o ensino de Cristo, afirmando o mesmo diante de Trifão: “Não só não vos arrependestes da maldade que cometestes, como naquele tempo escolhestes homens selecionados e os enviastes de Jerusalém por toda a terra, para anunciar que havia aparecido a heresia ímpia dos cristãos e para acusá-los daquelas coisas que todos os que nos desconhecem dizem contra nós, de modo que vos tornais causa não só da vossa própria injustiça, mas também da de todos os outros homens.”
8. Escreve também que, até o seu tempo, os dons proféticos resplandeciam na Igreja. E menciona o Apocalipse de João, dizendo claramente que era do apóstolo. Refere-se também a certas declarações proféticas e acusa Trifão, alegando que os judeus as haviam cortado da Escritura. Muitíssimas outras obras suas ainda estão nas mãos de muitos dos irmãos.
9. E os discursos desse homem foram julgados tão dignos de estudo, até pelos antigos, que Irineu cita as suas palavras: por exemplo, no quarto livro de sua obra Contra as heresias, onde escreve assim: “E bem diz Justino, em sua obra contra Marcião, que não teria crido no próprio Senhor se este tivesse pregado outro Deus além do Criador”; e de novo, no quinto livro da mesma obra, diz: “E bem disse Justino que, antes da vinda do Senhor, Satanás nunca ousou blasfemar contra Deus, porque ainda não conhecia a sua condenação.”
10. Julguei necessário dizer essas coisas para estimular os estudiosos a ler com diligência as suas obras. Isso basta a respeito dele.
1. No oitavo ano do reinado acima mencionado, Sotero sucedeu a Aniceto como bispo da igreja de Roma, depois que este exercera o ofício por onze anos ao todo. E, tendo Celadião presidido a igreja de Alexandria por catorze anos, sucedeu-lhe Agripino.
1. Naquele tempo também, na igreja de Antioquia, Teófilo era bem conhecido como o sexto a partir dos apóstolos. Pois Cornélio, que sucedeu a Herão, foi o quarto, e depois dele Eros, o quinto na ordem, havia exercido o ofício de bispo.
1. Naquele tempo floresceram na Igreja Hegesipo, que conhecemos pelo que ficou dito antes, e Dionísio, bispo de Corinto, e outro bispo, Pínito de Creta, e, além desses, Filipe, Apolinário, Melitão, Musano, Modesto e, por fim, Irineu. Deles chegou até nós, por escrito, a fé sã e ortodoxa recebida da tradição apostólica.
1. Hegesipo, nos cinco livros de Memórias que chegaram até nós, deixou um registro completíssimo de suas próprias opiniões. Neles afirma que, numa viagem a Roma, encontrou muitíssimos bispos e que de todos recebeu a mesma doutrina. Convém ouvir o que diz depois de fazer algumas observações sobre a epístola de Clemente aos coríntios.
2. Suas palavras são estas: “E a igreja de Corinto permaneceu na verdadeira fé até que Primo foi bispo em Corinto. Conversei com eles a caminho de Roma e fiquei com os coríntios muitos dias, durante os quais nos reconfortamos mutuamente na verdadeira doutrina.
3. E, tendo chegado a Roma, permaneci lá até o tempo de Aniceto, cujo diácono era Eleutério. E a Aniceto sucedeu Sotero, e a este, Eleutério. Em cada sucessão e em cada cidade, mantém-se aquilo que é pregado pela Lei, pelos Profetas e pelo Senhor.”
4. O mesmo autor descreve também os começos das heresias que surgiram em seu tempo, com as seguintes palavras: “E, depois que Tiago, o Justo, sofreu o martírio, como também o Senhor, pela mesma causa, Simeão, filho de Clopas, tio do Senhor, foi constituído o bispo seguinte. Todos o propuseram como segundo bispo, porque era primo do Senhor.
“Por isso chamavam a Igreja de virgem, pois ainda não fora corrompida por discursos vãos.
5. Mas Tebútis, por não ter sido feito bispo, começou a corrompê-la. Também ele provinha das sete seitas que havia no meio do povo, como Simão, de quem vieram os simonianos, Cleóbio, de quem vieram os cleobianos, Dositeu, de quem vieram os dositeanos, Górteo, de quem vieram os goratenos, e Masboteu, de quem vieram os masboteus. Deles surgiram os menandrianistas, os marcionistas, os carpocracianos, os valentinianos, os basilidianos e os saturnilianos. Cada um introduziu, em particular e à parte, a sua própria opinião peculiar. Deles vieram falsos cristos, falsos profetas e falsos apóstolos, que dividiram a unidade da Igreja com doutrinas corruptas proferidas contra Deus e contra o seu Cristo.”
6. O mesmo escritor registra também as antigas heresias que surgiram entre os judeus, com as seguintes palavras: “Havia, além disso, várias opiniões na circuncisão, entre os filhos de Israel. As que se opunham à tribo de Judá e ao Cristo eram estas: essênios, galileus, hemerobatistas, masboteus, samaritanos, saduceus e fariseus.”
7. E escreveu sobre muitos outros assuntos, que em parte já mencionamos, inserindo os relatos em seus devidos lugares. E do Evangelho siríaco segundo os hebreus cita algumas passagens na língua hebraica, mostrando que era um convertido dentre os hebreus, e menciona outros assuntos como tirados da tradição não escrita dos judeus.
8. E não só ele, mas também Irineu e todo o grupo dos antigos chamavam os Provérbios de Salomão de Sabedoria Todo-Virtuosa. E, falando dos livros chamados apócrifos, registra que alguns deles foram compostos em seu tempo por certos hereges. Mas passemos agora a outro.
1. Primeiro, devemos falar de Dionísio, que foi constituído bispo da igreja de Corinto e comunicou generosamente os seus labores inspirados não só ao seu próprio povo, mas também aos de terras estrangeiras, prestando a todos o maior serviço nas epístolas católicas que escreveu às igrejas.
2. Entre elas está a dirigida aos lacedemônios, que contém instrução na fé ortodoxa e uma exortação à paz e à unidade; e também a dirigida aos atenienses, que os estimula à fé e à vida prescrita pelo Evangelho, a qual ele os acusa de tratar com descaso, como se quase tivessem apostatado da fé desde o martírio de seu chefe Públio, ocorrido durante as perseguições daqueles dias.
3. Menciona também Quadrato, afirmando que foi constituído bispo deles depois do martírio de Públio e testemunhando que, pelo zelo dele, foram reunidos de novo e a sua fé reavivada. Registra, além disso, que Dionísio, o areopagita, convertido à fé pelo apóstolo Paulo, segundo o relato dos Atos dos Apóstolos (At 17.34), foi o primeiro a obter o episcopado da igreja de Atenas.
4. E existe outra epístola sua, dirigida aos nicomedienses, na qual ataca a heresia de Marcião e se mantém firme na regra da verdade.
5. Escrevendo também à igreja que está em Gortina, juntamente com as demais igrejas de Creta, elogia o bispo delas, Filipe, pelos muitos atos de fortaleza atestados como realizados pela igreja sob o seu governo, e adverte-os a se guardarem dos desvios dos hereges.
6. E, escrevendo à igreja que está em Amástris, juntamente com as do Ponto, menciona Baquílides e Elpisto como os que o instaram a escrever, acrescenta explicações de passagens das divinas Escrituras e cita pelo nome o bispo deles, Palmas. Dá-lhes também muitos conselhos sobre o casamento e a castidade e ordena-lhes que recebam os que voltam depois de qualquer queda, seja de delinquência, seja de heresia.
7. Entre elas está inserida também outra epístola, dirigida aos cnossianos, na qual exorta Pínito, bispo da igreja, a não impor aos irmãos um fardo pesado e obrigatório em matéria de castidade, mas a ter em conta a fraqueza da multidão.
8. Pínito, respondendo a essa epístola, admira e elogia Dionísio, mas exorta-o, por sua vez, a comunicar em algum momento um alimento mais sólido e a nutrir o povo sob seu cuidado, quando escrevesse de novo, com um ensino mais avançado, para que não fossem continuamente alimentados com essas doutrinas de leite e envelhecessem sem perceber sob uma instrução própria de crianças. Nessa epístola também a ortodoxia de Pínito na fé, o seu cuidado pelo bem dos que lhe estavam confiados, a sua erudição e a sua compreensão das coisas divinas se revelam como numa imagem perfeitíssima.
9. Existe também outra epístola escrita por Dionísio aos romanos e dirigida a Sotero, que era bispo naquele tempo. Não podemos fazer melhor do que acrescentar algumas passagens dessa epístola, na qual ele elogia o costume dos romanos, conservado até a perseguição de nossos dias. Suas palavras são estas:
10. “Desde o princípio, tem sido costume de vocês fazer o bem de várias maneiras a todos os irmãos e enviar contribuições a muitas igrejas em cada cidade. Aliviando assim a necessidade dos pobres e provendo aos irmãos que estão nas minas por meio das dádivas que vocês enviam desde o princípio, vocês, romanos, conservam os costumes hereditários dos romanos, que o seu bem-aventurado bispo Sotero não só manteve, mas também ampliou, fornecendo abundância de recursos aos santos e animando com palavras bem-aventuradas os irmãos vindos de fora, como um pai amoroso a seus filhos.”
11. Nessa mesma epístola menciona também a epístola de Clemente aos coríntios, mostrando que desde o princípio era costume lê-la na igreja. Suas palavras são estas: “Hoje celebramos o santo dia do Senhor, no qual lemos a epístola de vocês. Dela poderemos sempre tirar conselho, todas as vezes que a lermos, como também da primeira epístola, que nos foi escrita por meio de Clemente.”
12. O mesmo escritor fala assim de suas próprias epístolas, alegando que tinham sido mutiladas: “Como os irmãos me pediram que escrevesse epístolas, escrevi. E os apóstolos do diabo encheram essas epístolas de joio, cortando umas coisas e acrescentando outras. Para eles está reservado um ai (cf. Ap 22.18). Não é de admirar, portanto, que alguns tenham tentado adulterar também os escritos do Senhor, já que tramaram até contra escritos de menor importância.”
Existe, além dessas, outra epístola de Dionísio, escrita a Crisófora, irmã fidelíssima. Nela escreve o que convém e lhe comunica também o devido alimento espiritual. Isso basta a respeito de Dionísio.
1. De Teófilo, que mencionamos como bispo da igreja de Antioquia, existem três obras elementares dirigidas a Autólico; também outro escrito intitulado Contra a heresia de Hermógenes, no qual se serve de testemunhos do Apocalipse de João, e, por fim, alguns outros livros catequéticos.
2. E, como os hereges, então não menos que em outros tempos, eram como joio, destruindo a colheita pura do ensino apostólico, os pastores das igrejas em toda parte se apressavam a afastá-los como feras do rebanho de Cristo, ora com advertências e exortações aos irmãos, ora combatendo-os mais abertamente em discussões orais e refutações, ora ainda corrigindo as suas opiniões com provas exatíssimas em obras escritas.
3. E que Teófilo também, com os outros, combateu contra eles é manifesto por certo discurso de mérito nada comum que escreveu contra Marcião. Essa obra também, com as outras de que falamos, foi conservada até hoje.
Maximino, o sétimo a partir dos apóstolos, sucedeu-lhe como bispo da igreja de Antioquia.
Filipe, que, como sabemos pelas palavras de Dionísio, era bispo da igreja de Gortina, também escreveu uma obra muito elaborada contra Marcião, como o fizeram Irineu e Modesto. Este último expôs o erro do homem à vista de todos com mais clareza que os demais. Há também vários outros cujas obras ainda são conservadas por muitíssimos dos irmãos.
1. Naqueles dias também gozavam de grande distinção Melitão, bispo da igreja de Sardes, e Apolinário, bispo de Hierápolis. Cada um deles, por sua parte, dirigiu apologias em favor da fé ao já mencionado imperador dos romanos, que reinava naquele tempo.
2. Das obras desses escritores chegaram ao nosso conhecimento as seguintes. De Melitão: os dois livros Sobre a Páscoa, um Sobre a conduta de vida e os profetas, o discurso Sobre a Igreja, um Sobre o dia do Senhor, ainda um Sobre a fé do homem, um Sobre a sua criação, outro também Sobre a obediência da fé, e um Sobre os sentidos; além desses, a obra Sobre a alma e o corpo, a Sobre o batismo, a Sobre a verdade e Sobre a criação e geração de Cristo; também o seu discurso Sobre a profecia e o Sobre a hospitalidade; ainda A chave, os livros Sobre o diabo e o Apocalipse de João, a obra Sobre a corporeidade de Deus e, por fim, o livro dirigido a Antonino.
3. Nos livros Sobre a Páscoa, indica o tempo em que escreveu, começando com estas palavras: “Sendo Servílio Paulo procônsul da Ásia, no tempo em que Ságaris sofreu o martírio, surgiu em Laodiceia uma grande contenda a respeito da Páscoa, que caía, segundo a regra, naqueles dias; e foram escritas estas coisas.”
4. E Clemente de Alexandria se refere a essa obra em seu próprio discurso Sobre a Páscoa, que, diz ele, escreveu por ocasião da obra de Melitão.
5. Mas, no livro dirigido ao imperador, registra que nos aconteceram sob ele os seguintes fatos: “Pois, o que nunca antes aconteceu, a raça dos piedosos sofre agora perseguição, sendo acossada na Ásia por novos decretos. Pois os delatores desavergonhados e cobiçosos dos bens alheios, aproveitando a ocasião dos decretos, praticam abertamente o roubo noite e dia, despojando os que não são culpados de nenhum mal.” E um pouco adiante diz: “Se essas coisas se fazem por ordem tua, que assim seja. Pois um governante justo nunca tomará medidas injustas; e nós, de fato, aceitamos de bom grado a honra de tal morte.
6. Mas só este pedido te apresentamos: que tu mesmo examines primeiro os autores dessa contenda e julgues com justiça se são dignos de morte e castigo ou de segurança e sossego. Mas se, ao contrário, esse conselho e esse novo decreto, que nem contra inimigos bárbaros conviria executar, não vêm de ti, com muito mais razão te suplicamos que não nos deixes expostos a tão ilegal pilhagem por parte do populacho.”
7. De novo acrescenta o seguinte: “Pois a nossa filosofia floresceu primeiro entre os bárbaros; mas, tendo brotado entre as nações sob o teu domínio durante o grande reinado de teu antepassado Augusto, tornou-se para o teu império, de modo especial, uma bênção de feliz augúrio. Pois desde então o poder dos romanos cresceu em grandeza e esplendor. Desse poder tu te tornaste o herdeiro desejado, e assim continuarás com o teu filho, se guardares a filosofia que cresceu com o império e que começou a existir com Augusto, filosofia que também os teus antepassados honraram juntamente com as outras religiões.
8. E uma prova convincentíssima de que a nossa doutrina floresceu para o bem de um império felizmente iniciado é esta: desde o reinado de Augusto nenhum mal aconteceu, mas, ao contrário, todas as coisas têm sido esplêndidas e gloriosas, conforme as orações de todos.
9. Somente Nero e Domiciano, persuadidos por certos caluniadores, quiseram difamar a nossa doutrina, e deles proveio que a falsidade fosse transmitida, em consequência de um costume irracional, que prevalece, de levantar acusações caluniosas contra os cristãos.
10. Mas os teus piedosos pais corrigiram a ignorância deles, tendo repreendido muitas vezes por escrito muitos que ousavam tentar novas medidas contra eles. Entre eles, teu avô Adriano parece ter escrito a muitos outros e também a Fundano, procônsul e governador da Ásia. E teu pai, quando tu também governavas com ele, escreveu às cidades, proibindo-as de tomar qualquer nova medida contra nós; entre outras, aos larisseus, aos tessalonicenses, aos atenienses e a todos os gregos.
11. E quanto a ti, uma vez que as tuas opiniões a respeito dos cristãos são as mesmas que as deles, e até muito mais benévolas e filosóficas, estamos ainda mais persuadidos de que farás tudo o que te pedimos.” Essas palavras se encontram na obra acima mencionada.
12. Mas, nos Extratos feitos por ele, o mesmo escritor dá, no começo da introdução, um catálogo dos livros reconhecidos do Antigo Testamento, que é necessário citar neste ponto. Escreve assim:
13. “Melitão a seu irmão Onésimo, saudação. Visto que muitas vezes, em teu zelo pela palavra, manifestaste o desejo de ter extratos da Lei e dos Profetas a respeito do Salvador e de toda a nossa fé, e desejaste também ter uma relação exata dos livros antigos, quanto ao seu número e à sua ordem, esforcei-me por realizar a tarefa, conhecendo o teu zelo pela fé e o teu desejo de te informar a respeito da palavra, e sabendo que tu, em teu anseio por Deus, estimas essas coisas acima de tudo, lutando por alcançar a salvação eterna.
14. Assim, quando fui ao Oriente e cheguei ao lugar onde essas coisas foram pregadas e realizadas, aprendi com exatidão os livros do Antigo Testamento e os envio a ti, como vão escritos abaixo. Seus nomes são estes: de Moisés, cinco livros: Gênesis, Êxodo, Números, Levítico, Deuteronômio; Jesus Nave [N. do T.: isto é, Josué, filho de Num], Juízes, Rute; dos Reis, quatro livros; das Crônicas, dois; os Salmos de Davi, os Provérbios de Salomão, também a Sabedoria, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Jó; dos Profetas, Isaías, Jeremias; dos doze profetas, um livro; Daniel, Ezequiel, Esdras. Desses também fiz os extratos, dividindo-os em seis livros.” Tais são as palavras de Melitão.
Muitas obras de Apolinário foram conservadas por muitos, e as seguintes chegaram até nós: o Discurso dirigido ao imperador acima mencionado, cinco livros Contra os gregos, Sobre a verdade, primeiro e segundo livros, e os que escreveu depois contra a heresia dos frígios, que pouco tempo depois apareceu com suas inovações, mas que naquele tempo estava, por assim dizer, em seu começo, pois Montano, com suas falsas profetisas, lançava então os fundamentos de seu erro.
Quanto a Musano, que mencionamos entre os escritores anteriores, existe um discurso muito elegante, escrito por ele contra alguns irmãos que haviam passado para a heresia dos chamados encratitas, que surgira recentemente e introduzia um erro estranho e pernicioso. Diz-se que Taciano foi o autor dessa falsa doutrina.
1. Ele é aquele cujas palavras citamos um pouco acima a respeito daquele homem admirável, Justino, e que dissemos ter sido discípulo do mártir. Irineu o declara no primeiro livro de sua obra Contra as heresias, onde escreve o seguinte a respeito dele e de sua heresia:
2. “Os chamados encratitas, que procederam de Saturnino e de Marcião, pregaram o celibato, pondo de lado a disposição original de Deus e censurando tacitamente aquele que fez o macho e a fêmea para a propagação do gênero humano. Introduziram também a abstinência das coisas que chamam animadas, mostrando assim ingratidão para com o Deus que fez todas as coisas. E negam a salvação do primeiro homem.
3. Mas isso só recentemente foi descoberto por eles, tendo sido um certo Taciano o primeiro a introduzir essa blasfêmia. Ele foi ouvinte de Justino e não manifestou nenhuma opinião desse tipo enquanto esteve com ele, mas, depois do martírio deste, deixou a Igreja e, exaltado com a ideia de ser mestre e inchado com o pensamento de ser superior aos outros, estabeleceu um tipo peculiar de doutrina própria, inventando certos éons invisíveis, como os seguidores de Valentino, enquanto, como Marcião e Saturnino, declarava o casamento corrupção e fornicação. Seu argumento contra a salvação de Adão, porém, ele o inventou por si mesmo.” Assim escreveu Irineu naquele tempo.
4. Mas, um pouco mais tarde, um certo Severo deu novas forças à referida heresia e fez com que os que dela se originaram fossem chamados, por causa dele, severianos.
5. Eles, de fato, usam a Lei, os Profetas e os Evangelhos, mas interpretam a seu modo as palavras das Sagradas Escrituras. E insultam o apóstolo Paulo e rejeitam as suas epístolas, e não aceitam nem mesmo os Atos dos Apóstolos.
6. Mas o seu fundador original, Taciano, formou uma espécie de combinação e compilação dos Evangelhos, não sei de que modo, a que deu o título de Diatessaron, e que ainda está nas mãos de alguns. E dizem que ele ousou parafrasear certas palavras do apóstolo, a fim de melhorar o seu estilo.
7. Ele deixou muitíssimos escritos. Destes, o mais usado por muitas pessoas é o seu célebre Discurso aos gregos, que também parece ser a melhor e mais útil de todas as suas obras. Nele trata dos tempos mais antigos e mostra que Moisés e os profetas hebreus eram mais antigos que todos os homens célebres entre os gregos. Isso basta a respeito desses homens.
1. No mesmo reinado, abundando as heresias na região entre os rios, um certo Bardesanes, homem capacíssimo e habilíssimo debatedor na língua siríaca, tendo composto diálogos contra os seguidores de Marcião e contra alguns outros autores de opiniões diversas, os pôs por escrito em sua própria língua, juntamente com muitas outras obras. Seus discípulos, que eram muitíssimos (pois era um vigoroso defensor da fé), traduziram essas produções do siríaco para o grego.
2. Entre elas está também o seu capacíssimo diálogo Sobre o destino, dirigido a Antonino, e outras obras que, segundo dizem, escreveu por ocasião da perseguição que surgiu naquele tempo.
3. Ele, de fato, foi a princípio seguidor de Valentino, mas depois, tendo rejeitado o seu ensino e refutado a maior parte de suas ficções, julgou ter passado para a opinião mais correta. Contudo, não se lavou inteiramente da imundície da antiga heresia.
Por esse tempo também Sotero, bispo da igreja de Roma, partiu desta vida.
Tradução para o português a partir da versão inglesa de Arthur Cushman McGiffert (Nicene and Post-Nicene Fathers, 2ª série, vol. 1, Nova York, 1890), conferida com as imagens das páginas; domínio público. O original é grego: esta é, portanto, tradução de tradução. As notas de McGiffert, de comentário erudito, foram omitidas; os números de seção são os da edição dele. As citações bíblicas seguem a Nova Almeida Atualizada (NAA) quando Eusébio cita o texto bíblico tal como o conhecemos; quando cita pela Septuaginta ou de memória, segue-se a redação dele. Tradução realizada com auxílio de inteligência artificial, sob orientação, revisão e responsabilidade editorial do Bispo José Ildo Swartele de Mello.