As Apologias de Justino Mártir · Segunda Apologia

Ao senado romano, depois do martírio de Ptolomeu e Lúcio

Escrita ao senado romano depois da condenação de cristãos em Roma: por que os cristãos não se matam, as sementes do Verbo nos filósofos e a constância dos que morrem por Cristo.

A segunda apologia de Justino em favor dos cristãos, dirigida ao senado romano

Capítulo I. Introdução

Romanos, os fatos que há pouco1 aconteceram em sua cidade sob Úrbico, e as coisas que do mesmo modo estão sendo feitas em toda parte, sem razão, pelos governadores, obrigaram-me a compor este escrito para o bem de vocês, que são homens sujeitos às mesmas paixões que nós, e irmãos, embora não o saibam e embora não queiram reconhecê-lo, por se gloriarem naquilo que consideram dignidades. Pois em toda parte, quem quer que seja corrigido pelo pai, pelo vizinho, pelo filho, pelo amigo, pelo irmão, pelo marido ou pela esposa, por alguma falta, por ser difícil de mover, por amar o prazer e por ser difícil de incitar ao que é reto (exceto aqueles que foram persuadidos de que os injustos e intemperantes serão castigados no fogo eterno, mas de que os virtuosos e os que viveram como Cristo habitarão com Deus num estado livre de sofrimento, isto é, aqueles que se tornaram cristãos), e os demônios malignos, que nos odeiam e que mantêm tais homens sujeitos a si e a seu serviço na função de juízes, os incitam, como governantes movidos por espíritos malignos, a nos condenar à morte. Mas, para que a causa de tudo o que aconteceu sob Úrbico se torne bem clara para vocês, vou relatar o que se fez.

Capítulo II. Úrbico condena os cristãos à morte

Certa mulher vivia com um marido devasso;2 ela mesma também fora devassa no passado. Mas, quando chegou ao conhecimento dos ensinos de Cristo, tornou-se sóbria e procurou persuadir também o marido a ser temperante, citando o ensino de Cristo e assegurando-lhe que haverá castigo no fogo eterno para os que não vivem com temperança e em conformidade com a reta razão. Ele, porém, continuando nos mesmos excessos, afastou de si a esposa por suas ações. Pois ela, julgando ímpio continuar vivendo como esposa com um marido que buscava de todos os modos meios de entregar-se ao prazer contra a lei da natureza e em violação do que é reto, quis divorciar-se dele. E, quando foi convencida pelos amigos, que a aconselhavam a permanecer ainda com ele, na ideia de que algum dia o marido pudesse dar esperança de emenda, ela violentou o próprio sentimento e ficou com ele. Mas, quando o marido foi para Alexandria e se soube que estava se comportando pior do que nunca, ela, para não se tornar participante também de suas maldades e impiedades por continuar unida a ele em matrimônio e por partilhar sua mesa e seu leito, deu-lhe o que vocês chamam de carta de divórcio3 e separou-se dele. Mas esse nobre marido, quando devia alegrar-se de que ela tivesse abandonado as ações que antes cometia sem hesitar com os servos e os empregados, quando se deleitava na embriaguez e em todo vício, e de que desejasse que ele também as abandonasse, depois que ela o deixou contra a vontade dele, apresentou uma acusação contra ela, afirmando que era cristã. E ela apresentou a você, imperador, um requerimento, pedindo que primeiro lhe fosse permitido pôr em ordem os seus negócios e depois apresentar sua defesa contra a acusação, quando os negócios estivessem arranjados. E você o concedeu. E aquele que fora seu marido, como já não podia processá-la, voltou seus ataques contra um homem, Ptolomeu, a quem Úrbico castigou e que tinha sido o mestre dela nas doutrinas cristãs. E fez isso da seguinte maneira. Persuadiu um centurião, que havia lançado Ptolomeu na prisão e era seu amigo, a prender Ptolomeu e interrogá-lo sobre este único ponto: se era cristão. E Ptolomeu, sendo amante da verdade e não de índole enganosa ou falsa, quando confessou ser cristão, foi acorrentado pelo centurião e por longo tempo castigado na prisão. E, por fim, quando o homem4 foi levado a Úrbico, perguntaram-lhe só isto: se era cristão. E de novo, consciente do seu dever e da nobreza dele por meio do ensino de Cristo, confessou ser discípulo da virtude divina. Pois quem nega alguma coisa ou a nega porque condena a própria coisa, ou se esquiva de confessá-la porque tem consciência de sua indignidade ou de seu afastamento dela; e nenhum desses casos é o do verdadeiro cristão. E, quando Úrbico ordenou que o levassem ao suplício, um certo Lúcio, que também era cristão, vendo o juízo sem razão que assim se proferira, disse a Úrbico: “Qual é o fundamento deste juízo? Por que você castigou este homem, não como adúltero, nem fornicador, nem homicida, nem ladrão, nem salteador, nem convencido de crime algum, mas como alguém que apenas confessou que é chamado pelo nome de cristão? Este seu juízo, ó Úrbico, não convém ao imperador Pio, nem ao filósofo, filho de César, nem ao sacro senado.”5 E ele nada mais respondeu a Lúcio senão isto: “Você também me parece ser um deles.” E, quando Lúcio respondeu: “Certamente sou”, mandou que também ele fosse levado. E ele deu graças, sabendo que estava sendo livrado de tais governantes perversos e que ia para o Pai e Rei dos céus. E ainda um terceiro, tendo-se apresentado, foi condenado ao castigo.

Capítulo III. Justino acusa crescente de preconceito ignorante contra os cristãos

Também eu, portanto, espero ser alvo de ciladas e ser pregado ao tronco por algum dos que nomeei, ou talvez por Crescente, esse amigo da bravata e da jactância;6 pois não é digno do nome de filósofo o homem que dá testemunho público contra nós em assuntos que não entende, dizendo que os cristãos são ateus e ímpios, e faz isso para ganhar o favor da multidão enganada e para agradá-la. Pois, se nos ataca sem ter lido os ensinos de Cristo, é inteiramente depravado, e muito pior que os iletrados, que muitas vezes se abstêm de discutir ou de dar falso testemunho sobre o que não entendem. Ou, se os leu e não entende a majestade que há neles, ou, entendendo-a, age assim para não ser suspeito de ser um deles [um cristão], é muito mais vil e inteiramente depravado, vencido por uma opinião e um medo indignos de um homem livre e contrários à razão. Pois quero que vocês saibam que lhe propus certas questões sobre este assunto e o interroguei, e verifiquei, de modo inteiramente convincente, que ele, na verdade, nada sabe. E, para provar que digo a verdade, estou pronto, caso essas discussões não lhes tenham sido relatadas, a conduzi-las de novo na presença de vocês. E isso seria um ato digno de um príncipe. Mas, se as minhas perguntas e as respostas dele já chegaram ao seu conhecimento, vocês já sabem que ele não conhece nada das nossas coisas; ou, se as conhece, mas por medo dos que poderiam ouvi-lo não ousa falar abertamente, como Sócrates, mostra ser, como eu disse antes, não um filósofo, mas um homem apegado à opinião;7 pelo menos não tem em conta aquele dito socrático e admirabilíssimo: “Mas de modo algum se deve honrar um homem acima da verdade.”8 Mas é impossível a um cínico, que faz da indiferença o seu fim, conhecer outro bem além da indiferença.

Capítulo IV. Por que os cristãos não se matam

Mas, para que ninguém nos diga: “Vão, então, todos vocês, matem-se e passem já para Deus, e não nos incomodem”, direi por que não fazemos isso e por que, quando interrogados, confessamos sem medo. Fomos ensinados que Deus não fez o mundo sem propósito, mas por causa do gênero humano; e já dissemos antes que ele se compraz nos que imitam as suas propriedades e se desagrada dos que abraçam o que é sem valor, seja em palavra, seja em ação. Se, então, todos nós nos matarmos, seremos a causa, no que depende de nós, de que ninguém nasça nem seja instruído nas doutrinas divinas, ou até de que o gênero humano deixe de existir; e, se agirmos assim, nós mesmos estaremos agindo contra a vontade de Deus. Mas, quando somos interrogados, não negamos, porque não temos consciência de mal algum, mas consideramos ímpio não dizer a verdade em todas as coisas, o que também sabemos ser agradável a Deus, e porque agora desejamos muito livrar vocês de um preconceito injusto.

Capítulo V. Como os anjos transgrediram

Mas, se alguém se deixar dominar por esta ideia, de que, se reconhecemos Deus como nosso auxílio, não deveríamos, como dizemos, ser oprimidos e perseguidos pelos ímpios, também isso resolverei. Deus, depois de fazer o mundo inteiro, sujeitar ao homem as coisas terrenas e ordenar os elementos celestes para o crescimento dos frutos e a sucessão das estações, e de estabelecer esta lei divina (pois também essas coisas ele evidentemente fez para o homem), confiou o cuidado dos homens e de todas as coisas debaixo do céu a anjos que pôs sobre eles. Mas os anjos transgrediram essa ordem, deixaram-se cativar pelo amor de mulheres e geraram filhos, que são os chamados demônios; e, além disso, depois sujeitaram a si o gênero humano, em parte por escritos mágicos, em parte pelos temores e castigos que provocavam, e em parte ensinando os homens a oferecer sacrifícios, incenso e libações, coisas de que passaram a ter necessidade depois que se escravizaram às paixões lascivas; e entre os homens semearam homicídios, guerras, adultérios, atos de intemperança e toda maldade. Por isso também os poetas e mitólogos, sem saber que eram os anjos e os demônios por eles gerados que faziam essas coisas aos homens, às mulheres, às cidades e às nações, coisas que eles relataram, atribuíram-nas ao próprio deus e aos que eram tidos como sua própria descendência, e à descendência dos que eram chamados seus irmãos, Netuno e Plutão, e ainda aos filhos dessa descendência. Pois, qualquer que fosse o nome que cada um dos anjos dera a si mesmo e a seus filhos, por esse nome eles os chamaram.

Capítulo VI. Os nomes de Deus e de Cristo, seu significado e seu poder

Mas ao Pai de todos, que é não gerado, não se dá nenhum nome. Pois, qualquer que seja o nome pelo qual seja chamado, ele tem como mais velho do que ele aquele que lhe dá o nome. Mas estas palavras, Pai, Deus, Criador, Senhor e Soberano, não são nomes, mas designações derivadas de suas boas obras e funções. E o seu Filho, o único que é propriamente chamado Filho, o Verbo, que estava com ele e foi gerado antes das obras, quando no princípio ele criou e ordenou todas as coisas por meio dele, é chamado Cristo, por ter sido ungido e por Deus ordenar todas as coisas por meio dele; e esse mesmo nome também encerra um significado desconhecido, assim como a designação “Deus” não é um nome, mas uma noção, implantada na natureza dos homens, de algo que dificilmente se pode explicar. Mas “Jesus”, o seu nome como homem e Salvador, também tem significado. Pois ele também se fez homem, como dissemos antes, tendo sido concebido segundo a vontade de Deus Pai, em favor dos homens que creem e para a destruição dos demônios. E agora vocês podem aprender isso pelo que está diante dos seus próprios olhos. Pois inúmeros endemoninhados no mundo inteiro, e também na cidade de vocês, muitos dos nossos, os cristãos, exorcizando-os em nome de Jesus Cristo, que foi crucificado sob Pôncio Pilatos, curaram e continuam curando, deixando impotentes e expulsando dos homens os demônios que os possuíam, embora eles não pudessem ser curados por todos os outros exorcistas e pelos que usavam encantamentos e drogas.

Capítulo VII. O mundo é preservado por causa dos cristãos. A responsabilidade do homem

Por isso Deus adia a confusão e a destruição do mundo inteiro, pela qual os anjos maus, os demônios e os homens deixarão de existir, por causa da semente dos cristãos, que sabem ser eles a causa da preservação na natureza.9 Pois, se assim não fosse, não seria possível a vocês fazer estas coisas e ser impelidos por espíritos malignos; mas o fogo do juízo desceria e dissolveria por completo todas as coisas, assim como outrora o dilúvio não deixou ninguém senão aquele único, com sua família, a quem nós chamamos Noé e vocês, Deucalião, do qual de novo surgiram multidões tão grandes, umas más e outras boas. Pois assim dizemos que haverá a conflagração, mas não como os estoicos, segundo a sua doutrina de que todas as coisas se transformam umas nas outras, o que parece muito degradante. Mas também não afirmamos que é pelo destino que os homens fazem o que fazem ou sofrem o que sofrem, mas que cada homem, por livre escolha, age retamente ou peca; e que é pela influência dos demônios malignos que homens sérios, como Sócrates e outros semelhantes, sofrem perseguição e são acorrentados, enquanto Sardanapalo, Epicuro e outros semelhantes parecem ser bem-aventurados na abundância e na glória. Os estoicos, não observando isso, sustentaram que todas as coisas acontecem segundo a necessidade do destino. Mas, uma vez que Deus, no princípio, fez a raça dos anjos e a dos homens com livre-arbítrio, eles sofrerão com justiça no fogo eterno o castigo de quaisquer pecados que tenham cometido. E esta é a natureza de tudo o que foi feito: ser capaz de vício e de virtude. Pois nenhum deles seria digno de louvor se não houvesse o poder de voltar-se para ambos [a virtude e o vício]. E isso também o mostram os homens que, em toda parte, fizeram leis e filosofaram segundo a reta razão, ao prescreverem fazer certas coisas e abster-se de outras. Até os filósofos estoicos, em sua doutrina moral, honram firmemente essas mesmas coisas, de modo que é evidente que não são muito felizes no que dizem sobre os princípios e as coisas incorpóreas. Pois, se dizem que as ações humanas acontecem pelo destino, sustentarão ou que Deus não é outra coisa senão as coisas que estão sempre girando, alterando-se e dissolvendo-se nas mesmas coisas, e parecerão ter compreendido apenas as coisas perecíveis e ter considerado o próprio Deus como surgindo, em parte e no todo, em toda maldade;10 ou que nem o vício nem a virtude são coisa alguma, o que é contrário a toda noção sadia, à razão e ao bom senso.

Capítulo VIII. Todos aqueles em quem o verbo habitou foram odiados

E os da escola estoica (já que, no que diz respeito ao seu ensino moral, foram admiráveis, como também os poetas em alguns pontos, por causa da semente da razão [o Logos] implantada em todo o gênero humano) foram, como sabemos, odiados e mortos: Heráclito, por exemplo, e, entre os do nosso tempo, Musônio e outros. Pois, como indicamos, os demônios sempre fizeram com que fossem odiados todos aqueles que, de algum modo, vivem uma vida racional e séria e evitam o vício. E não é de admirar se se prova que os demônios fazem com que sejam muito mais odiados os que vivem não segundo apenas uma parte do Verbo disseminado [entre os homens], mas pelo conhecimento e pela contemplação do Verbo inteiro, que é Cristo. E eles, encerrados no fogo eterno, sofrerão o seu justo castigo e pena. Pois, se já agora são vencidos pelos homens por meio do nome de Jesus Cristo, isso é um indício do castigo no fogo eterno que há de ser infligido a eles mesmos e aos que os servem. Pois assim todos os profetas predisseram, e assim ensinou o nosso próprio Mestre, Jesus.

Capítulo IX. O castigo eterno não é mera ameaça

E, para que ninguém diga o que dizem os que são tidos por filósofos, que as nossas afirmações de que os ímpios são castigados no fogo eterno são palavras grandiloquentes e espantalhos, e que queremos que os homens vivam virtuosamente por medo, e não porque tal vida é boa e agradável, responderei brevemente a isso: se não é assim, Deus não existe; ou, se existe, não se importa com os homens, e nem a virtude nem o vício são coisa alguma, e, como dissemos antes, os legisladores castigam injustamente os que transgridem bons mandamentos. Mas, como estes não são injustos, e o Pai deles os ensina pela palavra a fazer as mesmas coisas que ele faz, os que concordam com eles não são injustos. E, se alguém objetar que as leis dos homens são diversas, e disser que entre uns uma coisa é considerada boa e outra má, enquanto entre outros o que parecia mau aos primeiros é tido por bom, e o que parecia bom é tido por mau, que ouça o que dizemos a isso. Sabemos que os anjos maus estabeleceram leis conformes à sua própria maldade, nas quais se deleitam os homens que se assemelham a eles; e a reta Razão,11 quando veio, provou que nem todas as opiniões nem todas as doutrinas são boas, mas que algumas são más, enquanto outras são boas. Por isso, declararei a tais homens estas mesmas coisas e outras semelhantes, e, se for necessário, delas se falará mais extensamente. Mas por ora volto ao assunto.

Capítulo X. Cristo comparado com Sócrates

Nossas doutrinas, portanto, mostram-se maiores do que todo ensino humano, porque Cristo, que apareceu por nossa causa, tornou-se o ser racional inteiro: corpo, razão e alma. Pois tudo o que legisladores ou filósofos disseram bem, elaboraram-no descobrindo e contemplando alguma parte do Verbo. Mas, como não conheciam o Verbo inteiro, que é Cristo, muitas vezes se contradisseram. E os que, por nascimento humano, foram mais antigos que Cristo, quando tentaram considerar e provar as coisas pela razão, foram levados aos tribunais como ímpios e intrometidos. E Sócrates, que foi mais zeloso nessa direção do que todos eles, foi acusado exatamente dos mesmos crimes que nós. Pois diziam que ele introduzia divindades novas e não considerava deuses aqueles que a cidade reconhecia. Mas ele expulsou da cidade tanto Homero12 como os demais poetas, e ensinou os homens a rejeitar os demônios malignos e os que faziam as coisas que os poetas relatavam; e exortou-os a conhecer, por meio da investigação da razão, o Deus que lhes era desconhecido, dizendo: “Não é fácil encontrar o Pai e Criador de todas as coisas, nem, depois de encontrá-lo, é seguro anunciá-lo a todos.”13 Mas essas coisas o nosso Cristo realizou por seu próprio poder. Pois ninguém confiou em Sócrates a ponto de morrer por essa doutrina; mas em Cristo, que foi conhecido em parte até por Sócrates (pois ele era e é o Verbo que está em todo homem, e que predisse as coisas que haviam de acontecer, tanto por meio dos profetas como em sua própria pessoa, quando se fez sujeito às mesmas paixões que nós e ensinou estas coisas), creram não apenas filósofos e eruditos, mas também artesãos e pessoas inteiramente sem instrução, desprezando a glória, o medo e a morte; pois ele é um poder do Pai inefável, e não mero instrumento da razão humana.

Capítulo XI. Como os cristãos veem a morte

Mas nem nós seríamos mortos, nem os homens ímpios e os demônios seriam mais poderosos do que nós, se a morte não fosse uma dívida que todo homem que nasce tem de pagar. Por isso damos graças quando pagamos essa dívida. E julgamos justo e oportuno contar aqui, por causa de Crescente e dos que deliram como ele, o que relata Xenofonte. Hércules, diz Xenofonte, chegando a um lugar onde se encontravam três caminhos, encontrou a Virtude e o Vício, que lhe apareceram em forma de mulheres: o Vício, em traje luxuoso, com um semblante sedutor que tais adornos faziam florescer e com olhos de ternura logo derretida,14 disse a Hércules que, se ele o seguisse, sempre o faria passar a vida no prazer e adornado com os mais graciosos enfeites, como os que então trazia em sua própria pessoa; e a Virtude, que tinha aspecto e traje esquálidos, disse: “Mas, se você me obedecer, não se adornará com enfeite nem com beleza que passa e perece, mas com graças eternas e preciosas.” E estamos persuadidos de que todo aquele que foge das coisas que parecem boas e persegue com afinco as que são tidas por difíceis e estranhas entra na bem-aventurança. Pois o Vício, depois de lançar sobre as suas próprias ações, como disfarce, as propriedades da Virtude e qualidades que são realmente excelentes, imitando o que é incorruptível (pois o que é realmente incorruptível ele não tem nem pode produzir), leva cativos os homens de mente terrena, atribuindo à Virtude as suas próprias más propriedades. Mas os que entenderam as excelências que pertencem ao que é real são também incorruptos na virtude. E isso deve pensar toda pessoa sensata tanto dos cristãos como dos atletas e daqueles que fizeram o que os poetas relatam dos chamados deuses, concluindo-o do nosso desprezo pela morte, mesmo quando se podia escapar dela.15

Capítulo XII. Os cristãos provados inocentes por seu desprezo da morte

Pois também eu, quando me deleitava nas doutrinas de Platão e ouvia os cristãos serem caluniados, e os via sem medo da morte e de todas as outras coisas tidas por temíveis, percebi que era impossível que vivessem na maldade e no prazer. Pois que homem sensual ou intemperante, ou que considere bom banquetear-se com carne humana,16 poderia acolher a morte para ser privado de seus deleites, e não preferiria continuar sempre na vida presente e tentar escapar à vigilância dos governantes, e muito menos denunciaria a si mesmo, quando a consequência seria a morte? Também isto os demônios malignos fizeram agora ser praticado por homens maus. Pois, depois de matarem alguns por causa das acusações falsamente levantadas contra nós, arrastaram também à tortura os nossos domésticos, crianças ou mulheres fracas, e com tormentos terríveis os forçaram a confessar aquelas ações fabulosas que eles mesmos praticam abertamente; com isso nos preocupamos menos, porque nenhuma dessas ações é realmente nossa, e temos o Deus não gerado e inefável como testemunha tanto dos nossos pensamentos como das nossas obras. Pois por que não confessaríamos publicamente que essas são as coisas que temos por boas, e não provaríamos que elas são a filosofia divina, dizendo que os mistérios de Saturno se celebram quando matamos um homem, e que, quando bebemos sangue até nos fartar, como se diz que fazemos, estamos fazendo o mesmo que vocês fazem diante daquele ídolo que honram, sobre o qual aspergem o sangue não só de animais irracionais, mas também de homens, oferecendo em libação o sangue dos mortos pela mão do homem mais ilustre e nobre entre vocês? E, imitando Júpiter e os outros deuses na sodomia e no trato desavergonhado com mulheres, não poderíamos apresentar como nossa apologia os escritos de Epicuro e dos poetas? Mas, porque persuadimos os homens a evitar tais ensinamentos, e todos os que os praticam e imitam tais exemplos, assim como neste discurso nos esforçamos por persuadir vocês, somos atacados de todas as maneiras. Mas não nos preocupamos, pois sabemos que Deus é justo observador de tudo. Oxalá, porém, ainda agora alguém subisse a uma tribuna elevada e clamasse em alta voz:17 “Envergonhem-se, envergonhem-se, vocês que imputam aos inocentes as ações que vocês mesmos cometem abertamente, e atribuem a quem não tem com elas a menor afinidade coisas que se aplicam a vocês e aos seus deuses. Convertam-se; tornem-se sábios.”

Capítulo XIII. Como o verbo esteve em todos os homens

Pois eu mesmo, quando descobri o disfarce perverso que os espíritos malignos haviam lançado sobre as doutrinas divinas dos cristãos para desviar os outros de se unirem a eles, ri-me tanto dos que forjavam essas falsidades como do próprio disfarce e da opinião popular; e confesso que tanto me glorio como me esforço, com todas as minhas forças, por ser achado cristão; não porque os ensinos de Platão sejam diferentes dos de Cristo, mas porque não são semelhantes em todos os aspectos, como também não o são os dos outros, estoicos, poetas e historiadores. Pois cada um falou bem na medida da parte que tinha do Verbo seminal,18 vendo o que lhe era afim. Mas os que se contradizem nos pontos mais importantes parecem não ter possuído a sabedoria celeste19 e o conhecimento que não pode ser contestado. Tudo o que foi dito retamente entre todos os homens é propriedade de nós, cristãos. Pois, depois de Deus, adoramos e amamos o Verbo que procede do Deus não gerado e inefável, visto que ele também se fez homem por nossa causa, para que, tornando-se participante dos nossos sofrimentos, também nos trouxesse a cura. Pois todos os escritores puderam ver as realidades obscuramente, por meio da semeadura do Verbo implantado que havia neles. Pois uma coisa é a semente e a imitação concedida segundo a capacidade, e outra bem diferente é a própria coisa, da qual há participação e imitação segundo a graça que procede dele.

Capítulo XIV. Justino pede que este Apelo seja publicado

E por isso pedimos a vocês que publiquem este livrinho, acrescentando o que julgarem conveniente, para que as nossas opiniões sejam conhecidas pelos outros, e para que essas pessoas tenham uma justa oportunidade de ser libertadas de noções errôneas e da ignorância do bem, elas que, por sua própria culpa, se tornaram sujeitas ao castigo; para que assim essas coisas sejam divulgadas aos homens, porque está na natureza do homem conhecer o bem e o mal; e, ao nos condenarem, a nós a quem não entendem, por ações que dizem ser perversas, e ao se deleitarem nos deuses que fizeram tais coisas e que ainda agora exigem dos homens ações semelhantes, e ao nos infligirem a morte, as cadeias ou algum outro castigo desse tipo, como se fôssemos culpados dessas coisas, condenam a si mesmos, de modo que não há necessidade de outros juízes.

Capítulo XV. Conclusão

E eu desprezei a doutrina perversa e enganosa de Simão, da minha própria nação. E, se vocês derem a este livro a sua autoridade, nós o exporemos diante de todos, para que, se possível, se convertam. Só para este fim compusemos este tratado. E as nossas doutrinas não são vergonhosas, segundo um juízo sóbrio, mas são, na verdade, mais elevadas do que toda filosofia humana; e, se não o são, ao menos são diferentes das doutrinas dos sotadistas, dos filenidianos, dos dançarinos, dos epicureus e de outros ensinamentos semelhantes dos poetas, que todos têm permissão de conhecer, tanto representados como escritos. E daqui em diante ficaremos em silêncio, tendo feito tudo o que pudemos e tendo acrescentado a oração de que todos os homens, em toda parte, sejam considerados dignos da verdade. E oxalá também vocês, de modo condizente com a piedade e a filosofia, julguem com justiça, para o seu próprio bem!

Notas

1. Literalmente, “ontem e anteontem”.

2. Akolastainonti, palavra que abrange a impureza sexual, bem como as outras formas de intemperança.

3. Rhepoudion, isto é, “repudium”, carta de repúdio.

4. Isto é, Ptolomeu.

5. Sobre esta passagem, ver Donaldson, Critical History etc., vol. ii, p. 79.

6. Palavras de som semelhante a “filósofo”, a saber, philopsophou kai philokompou.

7. Philodoxos, que pode significar amante da vanglória.

8. Ver Platão, República, p. 595.

9. Esta é a tradução do Dr. Donaldson para uma oração sobre a qual os editores divergem tanto na leitura como na tradução.

10. Literalmente, “tornando-se (ginomenon), tanto pelas partes como pelo todo, em toda maldade”.

11. Estas palavras podem ser entendidas do Logos, bem como da reta razão por ele difundida entre os homens.

12. Platão, República, x, c. i, p. 595.

13. Platão, Timeu, p. 28 C (mas a palavra usada por Platão é “possível”, e não “seguro”).

14. Outra leitura é pros tas opseis, que se refere aos olhos de quem a contempla e pode ser traduzida por “que depressa fascinam a vista”.

15. Kai pheuktou thanatou também pode ser traduzido por “até da morte, da qual os homens fogem”.

16. Alusão à acusação comum contra os cristãos.

17. Literalmente, “com voz trágica”, a voz forte com que se recitavam as tragédias gregas através da máscara [persona].

18. O Verbo disseminado entre os homens.

19. Literalmente, vista obscuramente à distância.

Tradução para o português a partir da versão inglesa de Marcus Dods e George Reith na coleção Ante-Nicene Fathers, vol. 1 (Buffalo, 1885), conferida com as imagens das páginas; domínio público. Os originais são gregos: esta é, portanto, tradução de tradução. As notas são dos tradutores ingleses; as do editor americano foram omitidas. As citações bíblicas seguem a Nova Almeida Atualizada (NAA) quando Justino cita o texto bíblico tal como o conhecemos; quando cita pela Septuaginta ou de memória, segue-se a redação dele. Tradução realizada com auxílio de inteligência artificial, sob orientação, revisão e responsabilidade editorial do Bispo José Ildo Swartele de Mello.